Edf. Cristal Center - Amarante

Horário : Segunda a sexta: 08:00 - 20:00
  Contato : 255 420 000

Fisioterapia Desportiva

A prática desportiva regular independentemente do caso de atletas profissionais ou amadores obriga a um condicionamento físico rigoroso o que acarreta necessidades funcionais específicas do praticante. A grande exigência dos treinos e competições expõe o atleta a grandes sobrecargas físicas que podem gerar perturbações do sistema músculo-esquelético.

Estas são as causas mais comuns de incapacidade e interrupção da atividade e nesse sentido a fisioterapia pretende atuar na prevenção, no tratamento e reabilitação de lesões resultantes da prática desportiva, otimizando o funcionamento do sistema músculo-esquelético.

A Fisioterapia Desportiva atua nos praticantes, principalmente atletas, e é elaborada de forma a atender as suas necessidades e abordar os défices físicos tendo em conta as competências funcionais para o retorno à atividade.

O tratamento de fisioterapia tem como objetivos da reabilitação:

• Reduzir/eliminar a sintomatologia;
  • Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada;
  • Iniciar a prática desportiva num curto espaço de tempo quanto seja possível com segurança, dentro dos limites fisiológicos;
  • Realizar treino proprioceptivo, para melhorar agilidade e coordenação;
  • Retornar a prática da atividade física sem sintomas e riscos;
  • Prevenir o reaparecimento/retorno de sintomas;
  • Promover a qualidade de vida; Para tal conta com um acompanhamento personalizado de uma equipa de profissionais de saúde com vasto conhecimento na área para uma intervenção na reabilitação eficaz.

Voltar a Medicina Desportiva