Edf. Cristal Center - Amarante

Horário : Segunda a sexta: 08:00 - 20:00
  Contato : 255 420 000

Fisioterapia

Áreas da Fisioterapia

Respiratória

A cinesioterapia respiratória é a área da fisioterapia que aplica um conjunto de técnicas manuais e mecânicas com o intuito de facilitar a fluidez e mobilização das secreções auxiliando na sua saída é impedindo a obstrução das vidas áreas. Promove uma função respiratória eficaz e restitui a ventilação na área comprometida.
Pode ser realizada em pacientes de todas as faixas etárias sendo que devido às particularidades do aparelho respiratório, bebés/crianças e idosos estão mais expostos a infeções que podem acarretar complicações para a função respiratória.
As patologias respiratórias mais comuns são a bronquiolite e a fibroso quistica.

Pediátrica

A fisioterapia pediátrica intervém diretamente no processo de crescimento e desenvolvimento infantil.
A intervenção pode ser realizada em recém-nascidos e crianças até à puberdade atuando no tratamento de desordens multifatoriais congênitas ou adquiridas. Grande parte das patologias estão relacionadas com o nascimento prematuro e alterações genéticas ocasionando alterações neurológicas, cardiorespiratorias entre outras sendo as mais frequentes paralisia cerebral, síndrome de down e torcicolo congênito.

Neurológica

A fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação de pacientes neurológicos.
Para a reabilitação, a fisioterapia neurológica dispõe de vários métodos e recursos específicos, promovendo um tratamento global e individualizado.

Através da intervenção é possível avaliar os deficits funcionais promovendo padrões motores funcionais para o paciente.
Assim, o objetivo final é proporcionar maior funcionalidade, independência e melhor qualidade de vida para os pacientes e familiares.
As patologias mais frequentes são AVE, TCE e Parkinson.

Reabilitação perineal

Embora seja considerado um problema de saúde pública, poucos sabem que qualquer pessoa pode sofrer de incontinência urinária, inclusive crianças. Para a maioria dos utentes este ainda é um assunto tabu, com grande impacto negativo na sua qualidade de vida.

Após uma rigorosa avaliação inicial, é criado um plano de intervenção e selecionados os exercícios de biofeedback e electroestimulação para o treino propriocetivo dos músculos do pavimento pélvico.

A reabilitação perineal é indicada para o tratamento de incontinência urinária e fecal feminina e masculina, disfunções sexuais, obstipação, prolapsos e algias pélvicas.

Reabilitação músculo-esquelética

A fisioterapia presta cuidados que permite tratar, prevenir e restabelecer a normal função das estruturas articulares, ligamentares, musculares e tendinosas.

Lesões ligamentares, tendinopatias, fracturas, luxações e instabilidades, de natureza traumática ou de sobrecarga, responsáveis pela limitação da mobilidade e desempenho funcional e/ou desportivo, são algumas das disfunções mais prevalentes nesta área.

Assim sendo a reabilitação passa pelo aumento das amplitudes articulares e da força muscular, diminuir a dor, prevenir posturas atípicas, controlar inflamações e devolver a maior capacidade funcional ao paciente.

Voltar a Clínica Fisiátrica e Centro de Reabilitação