Edf. Cristal Center - Amarante

Horário : Segunda a sexta: 08:00 - 20:00
  Contato : 255 420 000

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua no tratamento e reabilitação de pessoas de todas as idades, de modo a capacitá-las para a realização de atividades do dia-a-dia que as mesmas deixaram de fazer devido a alguma condição clínica. Esta condição clínica pode estar presente desde o nascimento, ser desenvolvida com a idade ou resultar de um acidente, doença ou lesão. Posto isto, a Terapia Ocupacional recorre a atividades/ocupações significativas com o intuito de restaurar ou manter funções e, simultaneamente, despertar o interesse e participação do paciente para ter parte ativa no seu próprio processo de reabilitação.

Áreas de Intervenção:

Pediatria (em casos de atraso global de desenvolvimento, síndrome de down, paralisia cerebral e autismo, entre outros)

A Terapia Ocupacional pediátrica intervém no sentido de descobrir e maximizar o potencial de cada criança e adolescente. Assenta no desenvolvimento das competências motoras, cognitivo-preceptivas e sensoriais em défice através do brincar. São utilizadas abordagens/técnicas como a  Integração Sensorial e Técnicas de Neuro-desenvolvimento.

Geriatria (problemáticas específicas do envelhecimento, Parkinson, alzheimer e outros quadros demenciais, entre outros)

O tratamento de Terapia Ocupacional concentra-se em aumentar ou manter a independência funcional, participação social e qualidade de vida, tanto do ponto de vista preventivo como numa perspetiva de tratamento.

Medicina Física e Reabilitação (Quadros neurológicos e ortopédicos, por exemplo)

O papel da Terapia Ocupacional nesta área visa restaurar no doente a função perdida, usando diferentes técnicas de reeducação, de analgesia e privilegiando os agentes físicos como meios terapêuticos. Tem ainda um papel crucial quer na recuperação da autonomia pessoal mediante a recuperação funcional, bem como no uso de ajudas técnicas.

Voltar a Clínica Fisiátrica e Centro de Reabilitação